5 de abril de 2010

Plus-size

Buscando atender um mercado considerável de consumidores, principalmente consumidoras, a indústria relacionada à moda começou a lançar produtos direcionados aos gordinhos.

Semanas de moda, campanhas publicitárias e ensaios fotográficos enaltecem a beleza das modelos plus-size. Um exemplo desta tendência é a edição da revista Elle francesa do mês de abril. Em vinte páginas da publicação a modelo Tara Lynn exibe as curvas generosas de seu manequim 48.

Com peças de estilistas famosos a modelo veste as novidades para o verão europeu, abusando da sensualidade. Mas o que está causando uma boa discussão é a foto em que Lynn aparece nua. A imagem vai de encontro a uma pesquisa lançada na mesma semana que constatou a insatisfação das consumidoras com anúncios publicitários protagonizados por atrizes consideradas gordas.

Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos EUA, descobriram que os anunciantes, ao considerarem plus-size pessoas com manequim 42, fazem as mulheres gordinhas se acharem ainda mais gordas. Elas não conseguem se identificar no que vêem e acabam ficando ainda mais deprimidas, pois se as modelos das revistas e dos anúncios são consideradas plus-size, a consumidora um pouco mais gordinha fica com a impressão de ser uma obesa.

Ao que parece, as ações feitas até agora não contribuem em nada para ajudar na autoestima das clientes que diariamente sofrem com a ditadura da magreza, que exclui com freqüência os que não se enquadram nos padrões.

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