4 de junho de 2010

Dieta do Thiago



Marcamos a entrevista em um restaurante do tipo self service. O Thiago queria mostrar na prática como é sua nova rotina após uma redução de estômago. Enquanto fazemos os pratos ele vai me mostrando quais tipos de alimentos ele pode e quais estão na lista dos proibidos.

Diferente da época em que pesava 110 kg, hoje seu cardápio é muito mais regrado. Saladas, carnes brancas e pouco carboidrato estão na lista do que sua nutricionista recomenda como o ideal para quem ainda não completou um ano de operação.

As porções são muito pequenas. Para se ter um ideia, propus comparar o peso do meu prato e do dele (lembrando que eu tenho 1,68m de altura, enquanto ele tem 1,85m). A balança somou para mim R$ 9,80 e o Thiago precisou pagar somente R$ 3,60.

Ele me falou que não adiantava por no prato mais do que aquela quantidade, senão acabaria passando mal. Percebi também que ele não ingere líquidos. Ele me explicou que apenas um gole seria capaz de fazê-lo vomitar. A pequena parte de seu estômago que ainda recebe comida não suporta dividir espaço entre os alimentos e os líquidos. Deve ser um pouco de cada vez.

A mastigação é muito lenta. Terminando a minha refeição, ainda preciso aguardar bons minutos até ele digerir pacientemente cada pedaço. A mastigação ajuda nas funções do estômago. Mas ele explica que não come pouco durante o dia, a diferença é que as refeições acontecem mais vezes ao longo do dia.

Após sete meses da cirurgia, Thiago já perdeu 25 quilos e ainda disciplina o corpo a aceitar horas de exercícios físicos e esquecer o tempo em que o sedentarismo imperava. O problema é que o excesso de peso acabou enfraquecendo as articulações, e esportes como futebol ou corrida tornaram-se impraticáveis.

Thiago é um exemplo de determinação. Segue rigorosamente o que te orientam. Faz exames a cada mês para saber como reage o organismo. Até o momento tudo está dentro do esperado. Ele ainda planeja perder uns dez quilos. Mesmo assim, ele já se orgulha de tirar a camisa e caminhar pelo calçadão mostrando o corpo, exibindo uma vaidade que não existia há alguns meses.

Nenhum comentário: